Maceioenses relatam como a gratuidade no transporte público incentiva a prática de atividades recreativas
Por: Ana Beatriz Rodrigues, Kamilla Abely e Marcela dos Anjos
Mar azul-piscina e areia bem branquinha da praia de Ponta Verde. Essas são lembranças de infância da alagoana Mirta Márcia Falcão, que cresceu indo todo final de semana curtir as belezas naturais de Maceió. Moradora do coração da cidade, o bairro do Jacintinho, Mirta relembra todas às vezes que ia à praia com sua família. Embora a vida seja corrida, a assistente administrativa não perde a oportunidade de todo final de semana tentar ir à praia estar perto daquilo que sempre lhe fez bem: a água salgada.
“A praia renova minhas energias, eu me conecto com minha Iemanjá e me sinto forte. A praia é um templo. Acredito que são poucos os alagoanos que não gostam de praia”, destaca. Graças ao programa Domingo Livre, Mirta Márcia está conseguindo manter seu compromisso dominical. A gratuidade do transporte público possibilita economia no deslocamento até o destino mais ansiado de toda semana.
Mirta segura cartão de passagem do Vamu. Foto: Ana Beatriz Rodrigues
Lançado em abril de 2022, o Domingo Livre é um programa que permite a gratuidade na passagem de ônibus para quem utiliza o Cartão Vamu Cidadão, incentivando o lazer de muitos alagoanos que aproveitam o dia de folga para dar um mergulho no mar e passear pela cidade.
Com esse programa, a prefeitura de Maceió trouxe um novo capítulo para a história dos coletivos e também para quem mora em Maceió. “Transformando o acesso livre aos domingos em forma de lei, faz com que os maceioenses curtam a cidade sem que o orçamento familiar seja comprometido, melhorando assim o bem-estar e a mobilidade das pessoas”, frisou João Henrique Caldas, conhecido como JHC, prefeito de Maceió.
Sobre os benefícios do lazer e a importância do seu fácil acesso, a psicóloga Thatiany Vieira esclarece que esses momentos são de grande importância para a saúde mental dos indivíduos, principalmente frente ao dia a dia agitado dos centros urbanos.
“A nossa rotina está cada vez mais estressante, acumulamos muitas responsabilidades simultâneas e, por isso, acabamos desenvolvendo transtornos psicológicos como: ansiedade, estresse e até mesmo depressão. Nesse sentido, esses momentos de lazer vêm como uma válvula de escape, trazendo-nos um bem-estar mental e contribuindo até mesmo com a cura desses transtornos, claro que atrelado a outros cuidados como terapia e psiquiatria. A gente não descarta o papel do lazer, pelo contrário, até orientamos que nossos pacientes incluam em suas rotinas”, pontua.
De acordo com dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, nos oito meses de implantação do Domingo Livre, foram aproximadamente 1.600.262 embarques gratuitos com o cartão VAMU na modalidade Cidadão. As gratuidades no período de abril a dezembro de 202 correspondem a 57,36% dos embarques registrados aos domingos, que totalizaram 2.789.931.
Gráfico mostra como foi distribuída a quantidade de passagens durante os meses.
O mês com mais registros de embarques no Domingo é Livre em 2022 foi outubro, quando 300.816 viagens gratuitas foram registradas. Na sequência, o mês de julho (202.297) e dezembro (188.810), em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Entre esses números está a estudante Camila Silva (18), que também não deixa de passear com os amigos na orla de Maceió. Moradora do bairro Feitosa, Camila possui o cartão de estudante e, durante o período de recesso da escola, usufrui do passe livre que tem direito para aproveitar suas férias.
“Costumo sair quase todos os domingos e a maioria dos meus rolês é na praia. A gente sempre reúne a galera para jogar vôlei, meu amigo Rafa sempre leva a bola e aí ficamos jogando juntos”, destacou Camila.
Camilla (a que faz a selfie) e suas amigas se divertindo na orla de Pajuçara.
Durante o mês de outubro de 2022, o Domingo Livre protagonizou não apenas atividades de lazer, mas também contribuiu com a defesa da democracia, uma vez que eleitores não pagaram passagem para se deslocar até seu local de votação no primeiro e segundo turnos das eleições gerais de 2022. Em novembro, os estudantes do Enem, além de frotas reforçadas, contaram novamente com a gratuidade na hora de realizar a prova.
O incentivo a ações democráticas, passagem de graça para prova do vestibular e para atividade de lazer reforçam o impacto do programa na vida desses maceioenses, e de tantos outros. Para se ter uma ideia, a SMTT registrou um aumento significativo nos meses consecutivos, e a expectativa segue que em 2023, mais pessoas utilizem do benefício para suas atividades.
Uma carona pro bem-estar
Seja na ida ou volta, o busão sempre está presente nos momentos de lazer de Camila. “Essas iniciativas de gratuitidade são muito importantes para a população, sobretudo em situação de vulnerabilidade social. No meu caso, por exemplo, com esse incentivo, eu consigo ir tranquila aos lugares, encontrar meus amigos e realizar atividades como passatempo. Se o transporte não fosse gratuito, eu não conseguiria ir com tanta frequência assim, principalmente por questões financeiras”, afirmou.
Além do bem-estar mental, a psicóloga Thatiany também ressalta outro ponto importante que é o processo de socialização dentro desses encontros. “Na maioria das vezes, nós sempre compartilhamos esses momentos de lazer com alguém, seja com um amigo, um parente, um marido, esposa, namorada, então estamos sempre trocando com o outro, sejam os nossos pares, sejam pessoas novas. E é assim que vamos aumentando essa nossa capacidade também de lidar com as diferenças, de saber respeitar o outro, então são diversos os benefícios que esses momentos proporcionam para nós, independentemente da idade”, enfatizou.
Dados do Sinturb, mostraram que em 2022, cerca de 313.413 cartões VAMU Cidadão foram e continuam ativados. Para se ter uma ideia, comparando com a quantidade de pessoas que moram em Maceió, a cada 3 pessoas, pelo menos 1 possui o bilhete eletrônico. A expectativa é que cada vez mais Maceioenses adquiram o benefício.
Lazer não apenas aos domingos
Em 2021, a parceria entre a Prefeitura de Maceió e a SMTT, para incentivar o acesso ao lazer da população alagoana, possibilitou que a gratuidade nos coletivos também existisse durante os dias de eventos como o São João de Maceió, Massayó Kids e o Massayó Gospel. A iniciativa foi descrita como de extrema importância por Amelice Carolina, estudante de psicologia, que chegou até o local dos shows religiosos através do transporte público: “infelizmente nem todas as pessoas têm condições de ir a um show e arcar com todos os custos envolvidos. Ter eventos como esses, com a oportunidade de deslocamento gratuito, incentiva a sociedade a participar”, destaca.
Ônibus com letreiros diferentes sinalizam a gratuidade.
Além da gratuidade, outras questões são necessárias para que a população se sinta motivada a utilizar os coletivos, a sensação de segurança é uma delas, sendo fundamental tanto no dia a dia quanto para a presença da população nos eventos.
O Assessor Técnico da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Cadu Ávila, reforçou o impacto do transporte gratuito no sucesso dos eventos realizados pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
“Com a gratuidade dos transportes públicos, as pessoas de baixa renda ou que moram muito longe podem ter acesso à programação cultural de Maceió. Pensamos em toda a logística, tanto de ida, como de volta, oferecendo a gratuidade até às 5h da manhã para cerca de 30 a 40% do nosso público. Isso ajuda a diversificar o público e também a democratizar o acesso à cultura de qualidade”, acrescenta.
Yasmin Evangelista, estudante de jornalismo que esteve presente no São João de Maceió, pontua que a segurança no deslocamento foi um incentivo para realizar o desejo de assistir a todos os shows que estavam acontecendo: “como foi algo acessível por ser gratuito e o trajeto era bem tranquilo, eu me senti segura, principalmente pela quantidade de passageiros nos ônibus, e acredito que essa participação também facilitou a questão dos horários das linhas”, relata.
Durante o mês de dezembro, a orla de Maceió ganhou uma nova decoração, mas desta vez ela levava não só a magia do natal, como também os turistas para realizar uma tour natalina nos trechos da orla que estavam decorados. O Free Tour passava nos principais pontos decorativos no final do ano, gratuitamente e constante.
Decorado e iluminado, o Free Tour levou a magia do natal para centenas de Maceióenses
Quem aproveitou o passeio para reencontrar a galera foram os estudantes universitários Jonas Chicuta, Giulia Madeiro, Marcos Vinicius Silva e Valdir Dias. O quarteto utilizou o Free Tour para tirar fotos, rir e aproveitar a decoração natalina para deixar o momento ainda mais mágico.
Valdir, Giulia, Jonas e Marcos aproveitaram o sábado para dar uma volta no Free Tour.
“É bacana a gente ter opções como essa para reencontrar os amigos. As fotos ficam lindas, a gente se diverte e percebe que mora num Paraíso. Sem falar que economizamos também. Afinal, vir para cá com o passe livre estudantil, passear na praia, também de graça e voltar de ônibus sem pagar é uma programação que cabe no bolso de qualquer estudante”, reforça Jonas Chicuta.
É importante ressaltar que o benefício do Domingo Livre é válido apenas para a modalidade de cartão Vamu Cidadão, que pode ser acumulativo com outras categorias da bilhetagem eletrônica. Ou seja, quem tem o cartão estudante, cartão empresarial ou o vale-transporte pode também fazer o Vamu Cidadão e aproveitar de forma independente o Domingo Livre.
Como fazer o cartão Vamu Cidadão
Para realizar a primeira ou a segunda via (em casos de outros cartões Vamu) é só ir até os seguintes locais (arte abaixo) com os originais de RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado com CEP e realizar a solicitação do seu Cartão Vamu Cidadão. Apenas quem nunca teve o Bem Legal, recebe o cartão na mesma hora.
Aqueles que já possuem cadastro no sistema (tem algum tipo de cartão de transporte), não é possível realizar a vinculação de um Cartão Vamu Cidadão pré-impresso (emitido na hora). O prazo para entrega do cartão é de até 5 (cinco) dias úteis.
Comments